Porcelanato, Vinílico ou Laminado: qual o piso certo para minha casa?

Você está cuidando da reforma da sua casa e chegou a hora de trocar o piso, mas a escolha do material não pode ser feita assim de qualquer jeito. Existem vários tipos de piso e cada um vai servir para situações específicas.

É preciso levar em consideração o tamanho do espaço, o estilo da decoração. Mas também se o ambiente se localiza na área interna ou externa da sua residência. Dentre esses tipos estão o porcelanato, piso vinílico e o piso laminado.

Portanto, para saber qual deles é se adequa mais na sua casa ou apartamento, continue a leitura desse artigo e acompanhe os tópicos abaixo. Vamos dar algumas dicas para a sua escolha.

- Onde usar o porcelanato?
- A praticidade do piso vinílico
- Piso laminado traz conforto térmico
- Na dúvida, procure ajuda profissional

Onde usar o porcelanato?

O piso porcelanato, como o nome já diz, vem de uma mistura da porcelana com outros minerais. Ele chama a atenção por ter boa durabilidade, ser bastante resistente e valorizar a decoração do ambiente.

Ele não tem muita porosidade e sua absorção de água é baixa. Por isso, além de poder utilizá-lo no piso da sua sala e quarto, também se adapta muito bem como revestimento para as paredes do banheiro e até a bancada da pia.

Apesar de ter uma instalação fácil e dar um efeito visual muito agradável, o porcelanato pode deixar sua reforma mais cara. Além disso, esse tipo de piso pode ficar muito frio em lugares com a temperatura mais baixa.

A praticidade do piso vinílico

O vinílico é feito à base de plásticos que passaram por reciclagem, muitas pessoas o conhecem como PVC. Não há qualquer dificuldade na sua instalação e garante economia e rapidez na reforma.

Esse tipo de piso é muito fácil de limpar e, por estar disponível em diversas cores e formatos, pode combinar perfeitamente com a decoração escolhida para a sua casa.

O seu material é bastante resistente e não causa alergias, mas pode durar menos que o porcelanato. Ele também serve para utilizá-lo em áreas molhadas como cozinha, lavanderia e banheiro, menos dentro do box. ( POREM NAO PODE TER ACUMULO DE AGUA, LIMPAR APENAS COM MOP)

Uma de suas vantagens é que ele tem uma ótima acústica e não faz barulho quando andamos sobre ele. Mas é bom lembrar que alguns móveis ou objetos pontiagudos podem marcar o piso.

pode ser utilizado piso sobre piso

Piso laminado traz conforto térmico

Já o piso laminado imita a madeira, também proporciona um conforto térmico ao local e não precisa de acabamento. A sua primeira vantagem é que garante um custo mais baixo para a sua reforma.

Tem mais indicação para áreas internas, pois não tem muita resistência à agua. Dessa forma, a sua limpeza deve ser feita apenas vassoura, pano úmido e produtos específicos.

Assim como os outros tipos de piso, esse também se instala facilmente e não faz muita sujeira. Além disso, proporciona um ar mais aconchegante para os quartos, por não esfriar quando a temperatura lá fora está muito baixa. (idem vinilico)

Na dúvida, procure ajuda profissional

Se ainda restou alguma dúvida com relação à escolha do seu piso, a melhor alternativa é procurar um arquiteto. Ele pode avaliar as mudanças que serão feitas durante a sua obra ou a decoração de cada ambiente.

Ao escolher o piso errado você pode causar danos ao material e deixar o revestimento com aspecto desagradável. Consequentemente, haverá a necessidade de uma nova troca e mais gastos serão feitos.

Por isso é sempre inteligente recorrer a um profissional de arquitetura, que vai poder indicar o tipo mais adequado ao estilo da sua casa ou a alguma necessidade mais específica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *