Seu imóvel novo: o que você deve conferir na entrega das chaves?

A vistoria no imóvel é de extrema importância para evitar problemas futuros!

Quando compramos um imóvel novo, a ansiedade para receber as chaves é imensa. Porém, é preciso ter calma e tranquilidade para avaliar se realmente tudo foi entregue como está no seu contrato.

Antes de, finalmente, assinar o recebimento das suas chaves, o mais indicado é fazer uma vistoria e conferir alguns detalhes mais de perto e com a devida atenção. Isso pode evitar problemas mais sérios no futuro.

Se você ainda não sabe como deve proceder diante dessa etapa, para receber a sua casa ou apartamento, é só conferir este artigo. Continue a leitura e acompanhe os tópicos abaixo.

- Afinal, o que é uma vistoria?
- Evite possíveis problemas futuros
- O que você deve conferir na vistoria

Afinal, o que é uma vistoria?

Antes de receber a sua casa nova, é realmente necessário que você faça uma conferência do imóvel, a fim de comprovar se tudo está como especificado no contrato.

Caso haja alguma coisa que no seu imóvel novo que não esteja de acordo, você tem o prazo de 90 dias para fazer a reclamação, por escrito. A partir daí, a construtora tem até 30 dias para fazer os reparos.

Geralmente, sua duração é de 45 minutos, no mínimo. Mas pode levar mais tempo, se a casa ou apartamento forem maiores e tiverem muitos detalhes de acabamento.

Evite possíveis problemas futuros

A vistoria é extremamente importante, pois é nesse momento em que você verifica se há vazamentos, infiltrações, se a parte elétrica está funcionando adequadamente, entre outras coisas.

A compra de um imóvel na planta já nos traz bastante ansiedade, mas a vistoria deve ser feita com bastante calma e tempo disponível. Ao assinar o termo de consentimento, você deve estar ciente do que está fazendo.

Se possível, leve um profissional de arquitetura ou engenheiro de sua confiança. Ele poderá dizer com mais propriedade se tudo está em boas condições ou indicar o que precisa de reparos.

O que você deve conferir na vistoria?

Antes de receber as chaves do seu imóvel novo, sinaliza-se o momento da vistoria com antecedência. Por isso, você pode ir se preparando para levar alguns itens que ajudarão na sua conferência.

Verifique bem o memorial descritivo, faça um check-list de tudo que precisa passar pela verificação e leve alguns acessórios, como fita métrica e algum aparelho eletrônico para ligar na tomada.

Veja se tem imperfeições no piso bem como rachaduras ou infiltrações nas paredes e se o gesso do teto também está em perfeitas condições. Lembre-se de ligar as torneiras e deixar a água correr por um tempo.

As paredes devem estar pintadas com a mesma cor. Fique atento para o caso de encontrar tons diferentes de tinta. Para ficar mais fácil de visualizar, agende a vistoria para o horário diurno.

Ademais, é indicado que as janelas e portas sejam analisadas, para ver se estão bem instaladas, abrindo e fechando adequadamente. Além disso, a pintura deve estar sem arranhões ou outras interferências.

A garagem também faz parte do seu imóvel novo, portanto, deve ser vistoriada. Verifique se as medidas estão de acordo com as especificadas no memorial descritivo e se a sua posição está correta.

Comprar imóvel na planta requer esse tipo de cuidado, mas você verá que isso só lhe trará benefícios, afinal, é o sonho do seu lar sendo concretizado. Passada essa etapa, você pode assinar o termo de entrega das chaves.

O próximo passo é partir para uma possível reforma e a decoração do seu lar. Aproveite esse tempo para curtir a escolha de cada detalhe que transformará a sua casa em um lugar com a sua personalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *