Que tipo de tinta é melhor para pintar minha casa?

Quando o assunto é reforma, já sabemos que cedo ou tarde entraremos na fase de pintura da casa ou do local específico que está sendo repaginado. Neste ponto, a dúvida que surge é: posso usar qualquer tinta?

A resposta é: não. Para cada ambiente e finalidade, existe um tipo de tinta que mais se adequa e que vai valorizar melhor o local a aplicá-la, além dos quesitos resistência e limpeza.

Então, se você vai reformar o seu lar ou aquele cantinho especial, acompanhe nosso artigo e saiba qual o tipo de tinta mais adequado para a sua situação. Confira os tópicos abaixo:

- Tipos de tinta para parede
- Para a área interna da sua casa
- Paredes externas e área molhada
- Alguns diferenciais

Tipos de tinta para parede

Utiliza-se Pelo menos 6 tipos de tinta de parede para pintura interna ou externa. Sim, pode parecer muita coisa, mas cada um possui uma finalidade específica e também podem proporcionar efeitos diferentes.

Durante a reforma da sua casa, indica-se que você verifique os locais que vão precisar de pintura e as características de cada um. Por exemplo, se é na área interna, externa ou se tem umidade.

Em casas com crianças pequenas, sempre existe a possibilidade de encontrar rabiscos com lápis de cor ou até mesmo aquela marca da mãozinha suja após brincar lá fora.

Nessas situações, é bom investir em um tipo de tinta que seja mais fácil de limpar. Dessa forma, suas paredes estarão sempre como novas. Os tipos mais comuns são: látex PVA, acrílica, lavável, epóxi, inodora e esmalte sintético.

Tinta para a área interna da sua casa

Como falamos acima, não é bom usar qualquer uma em sua reforma, sem se atentar para as indicações ou para o resultado que você deseja alcançar.

Se a pintura vai ser feita na área interna da sua casa, você deve levar em consideração se é um lugar que pode sujar facilmente ou até mesmo a decoração do local.

A tinta látex PVA é uma ótima opção para a área interna, pois é de fácil aplicação e o seu rendimento é muito bom. Ela é solúvel em água e podemos utilizá-la para pintar paredes e até o teto.

Também podemos usar a tinta acrílica para ambientes externos, embora ela seja bem mais utilizada para lugares que são expostos ao sol e chuva. Ela também é solúvel em água e seca bem rápido.

A lavável é uma ótima alternativa para a cozinha ou – caso você tenha crianças em casa – para o quarto dos pequenos. Pode-se usá-la também nos demais cômodos da casa.

Tinta para paredes externas e área molhada

Em ambientes que possuem contato excessivo com água e luz solar, é preciso ter um pouco mais de cuidado ao escolher a tinta. Isso pode implicar em prejuízos com a sua reforma.

Tintas que não suportam essas condições deixará a sua parede com um aspecto desgastado em pouco tempo e será necessária outra pintura. Para esses locais, o mais indicado são a tinta epóxi e a tinta acrílica.

A tinta epóxi pode ser usada para cobrir o revestimento do banheiro, mas também os azulejos da piscina. Já a tinta acrílica fica muito bem nas paredes da cozinha.

Alguns diferenciais

Algumas tintas ainda possuem características específicas que vão além da estética. Existem tintas inodoras que podem evitar reações alérgicas e a tinta látex PVA é bastante resistente ao mofo.

Em todo caso, se você não sabe que tipo que é mais indicado para a sua casa e que acabamento vai realçar mais a sua decoração, procure um profissional de arquitetura e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *